A- A A+

Mais um ano chegando ao fim e, com ele, uma lista enorme de acontecimentos que marcaram 2022. Na Santur, não foi diferente. Foram 12 meses de um trabalho intenso, a fim de desenvolver, ainda mais, o turismo catarinense, preparando o Estado para bem receber os turistas e visitantes que escolhem Santa Catarina para aproveitar as opções para todas as épocas do ano.

“O trabalho não parou por um segundo. Temos, hoje, uma equipe dedicada e comprometida com o turismo catarinense. Estamos finalizando mais um ano na certeza de que, em 2023, a agência dará continuidade a projetos importantes em andamento, sempre muito comprometida com os catarinenses e todos os que sabem que Santa Catarina é o destino mais completo do país”, garante o presidente da Santur, Henrique Maciel.

O ano começou com a assinatura da ordem de serviço para o desassoreamento da Barra do Camacho, em Jaguaruna. Teve, também, o início da vacinação de turistas contra a Covid-19. Mesmo com um cenário pandêmico bem mais favorável em 2022, o cuidado com a saúde e a segurança dos catarinenses e visitantes não parou. Outro destaque do turismo de Santa Catarina foi a retomada da temporada de cruzeiros, que aconteceu em março. Um mês depois, foi anunciada a chancela do Geoparque Global Caminho dos Cânions do Sul, incluindo quatro municípios catarinenses no mapa de destinos que são exemplo de gestão com foco no desenvolvimento sustentável.

Mas 2022 não terminou por aí... Santa Catarina inaugurou os voos diretos de Correia Pinto (SC) para Campinas (SP), viu a neve na serra antes mesmo da chegada do inverno, além da Santur ter a lançado a terceira edição do Inovatur e o Portal Viaje+SC 2.0, ter realizado estudo técnico para proposição de modelo conceitual do Hub de Inovação do Turismo de Santa Catarina, ganhado o certificado do Programa Bandeira Azul e registrado a participação de gestores do turismo no Curso "Experiências Incríveis" da Braztoa.

Abaixo, a Santur pontua os destaques dos setores que atuam na agência catarinense.

Diretoria de Estudos e Inovação

Inovatur

Retrospectiva 2022 (4).png

O Inovatur, primeiro programa no Brasil voltado à inovação no turismo, também foi destaque em 2022. A parceria da Santur com a Fapesc e a Univali teve sua terceira edição em 2022, contemplando 11 soluções inovadoras.

19 de abril - Lançamento da 3ª edição e abertura do edital

27 de julho - Apresentação das propostas selecionadas ao trade

13 de setembro - Visita técnica no ecossistema de inovação de Florianópolis

Outubro e novembro - Rodadas de negócios regionais

9 de novembro - Demoday em Balneário Camboriú

14 a 16 dezembro - Missão técnica em São Paulo

As propostas contempladas passaram por uma imersão no universo das startups, com treinamentos focados na melhoria de seus negócios. Além das atividades relatadas acima, entre agosto e outubro, as startups também participaram de workshops e mentorias individuais. 

Ao todo, entre 2020 e 2022, passaram pelo Inovatur 40 empresas/startups, sendo contempladas, no total, 24 municípios e 11 regiões turísticas do Estado. O aporte financeiro ultrapassa os R$ 2 milhões.

Almanach

Retrospectiva 2022 (5).png

Uma das principais ferramentas desenvolvidas pela Santur para aprimorar o turismo catarinense é o Almanach. Este ano, a plataforma foi atualizada para a sua terceira versão e apresenta dados específicos sobre o segmento em Santa Catarina.

Ao longo do ano, a Santur realizou o lançamento do Almanach 3.0, além de capacitações internas para os colaboradores da agência e treinamentos para as IGRs (Instâncias de Governança Regional), que são os grupos que fazem a gestão do turismo das 13 regiões turísticas do Estado.

Outro ponto importante para a ferramenta, em 2022, foram as novas parcerias estabelecidas com entidades e empresas do setor.

Diretoria de Marketing

Retrospectiva 2022 (3).png

Com o objetivo de promover ainda mais o turismo catarinense, a Santur esteve presente em diversas feiras e encontros de negócios.Durante 2022, Santa Catarina esteve presente em eventos de promoção turística, tanto no Brasil como no exterior. Foram 28 ações em 16 mercados nacionais e 3 internacionais.

Além disso, a Santur realizou 16 ações de capacitação, sendo 12 para mercados nacionais, abrangendo 400 agentes, e 4 para a América Latina, totalizando 840 agentes de viagens e 47 operadores de turismo capacitados em mercados internacionais. Outro destaque fica para a realização do FamTour com 50 agentes de viagem de cinco Estados diferentes da região Nordeste do Brasil. O FamTour é uma viagem de familiarização, com o objetivo de agentes e operadores vivenciarem o destino que irão comercializar. 

Diretoria de Planejamento Turístico

Retrospectiva 2022 (2).png

No último ano, a Santur cumpriu diversas agendas importantes para fortalecer, ainda mais, o turismo de Santa Catarina. Tiveram palestras, visitas técnicas e reuniões em Brasília, com o objetivo de levar as ações do Estado para a capital federal, em busca de melhorias para o Estado. 

Entre os compromissos realizados ao longo de 2022 podem ser citados: participação na 33ª reunião dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) com o Ministério do Turismo, em Brasília; trabalho em campo junto aos 14 municípios da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC); 4º Seminário Regional de Turismo Rural da Serra catarinense; palestras para UDESC e IFSC continente e reunião com a atual Coordenadora Geral de Áreas Estratégicas para Desenvolvimento Turístico no Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, para tratar da criação da 14ª região turística de Santa Catarina. 

Gerência de Infraestrutura

Os destaques da Gerência de Infraestrutura também foram de extrema importância para a Santur e, consequentemente, para o turismo catarinense. Os projetos mencionados abaixo podem ser acessados com mais detalhes nos hiperlinks no título de cada tópico, com exceção da obra no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), visto que está na fase de licitação.

Retrospectiva 2022 (1).png

1) Conclusão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú

Implantação de um centro cultural e de eventos na região norte de Santa Catarina, de forma a disponibilizar aos cidadãos catarinenses mais uma alternativa de lazer e entretenimento, com a abertura de novos espaços para feiras, convenções e outros eventos, dotados de infraestrutura e tecnologias modernas a fim de consolidar Santa Catarina no roteiro dos grandes eventos. 

2) Licitação do Centro de Atendimento ao Turista de Dionísio Cerqueira

A execução da obra do CAT visa à recepção e orientação dos mais de 120 mil turistas argentinos que acessam o território catarinense pela sua Aduana Turística todos os anos (Receita Federal, 2018), em direção ao litoral e outras regiões do Estado de Santa Catarina, além dos milhares de turistas paranaenses, rio-grandenses e catarinenses que buscam o Turismo de Compras nessa região de Tríplice Fronteira (PR, SC e Argentina). 

O CAT proporcionará: maior divulgação do potencial turístico do Estado; maior circulação de turistas nas diversas regiões do Estado; aumento na percepção da qualidade do turismo do ponto de vista do visitante; maior qualidade nas informações prestadas ao turista; melhorar a imagem do Estado através dos seguintes atributos: acolhimento, segurança e conforto; promoção e comercialização de produtos e artesanatos produzidos no Estado; melhorar pesquisas de demanda e articulação com as diversas instituições de segurança, fiscalização e vigilância; ser referência nacional nos serviços de acolhimento e informações turísticas para turistas estrangeiros.

3) Projeto SC Acessível

A cadeira anfíbia é uma cadeira de rodas adaptada para operar em ambientes terrestres e na água, com finalidade de permitir acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à praia com mais comodidade. Essa aquisição proporcionará aos deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida o lazer de maneira plena com acessibilidade ao banho de mar com segurança.

4) Reforma da Praça Coberta Leonardo Sell em Rancho Queimado

A obra alavancará ainda mais a economia e tornará Rancho Queimado um grande gerador de receita, uma vez que a cobertura é uma estrutura já existente e com resultados consolidados da realização de eventos públicos e o movimento Feira Livre que acontece todos os sábados oportunizando produtores locais que comercializam produtos diversos dentro da linha artesanal e colonial. 

5) Programa de Sinalização Turística do Estado de Santa Catarina

Proporcionará a organização e orientação do fluxo rodoviário nas diversas Regiões Turísticas de Santa Catarina, mitigando os atuais problemas relacionados com a falta de orientação/sinalização rodoviária adequada. A melhoria das condições de sinalização turística promove os atrativos turísticos das cidades e das regiões em que estão inseridas.

6) Sinalização turística nos circuitos de cicloturismo da CIGAMVALI

A estruturação de dois circuitos de cicloturismo (bicicletas) para a região da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) que contemplará os municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú, Schroeder e também contemplará Blumenau, São Bento do Sul, Pomerode, Araquari, Joinville e Luiz Alves. Entre as ações para a estruturação do circuito estão: a elaboração de um site; colocação de placas de sinalização, pilares galvanizados, mourões, totens; desenvolvimento de aplicativos e QR Code para informatizar os circuitos, organização do evento de lançamento e divulgação dos circuitos em mídias sociais, rádios, jornais e TV. Sendo que o recurso será utilizado para a colocação das placas em todo o trecho.

 

Informações adicionais para imprensa:

Lara Silva

Assessoria de Imprensa

Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina - Santur

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.santur.sc.gov.br/

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito