A- A A+

Representantes de municípios da região turística Caminhos dos Canyons se reuniram com a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Flavia Didomenico, na tarde desta quarta-feira, 09, para solicitar apoio ao projeto de reconhecimento do território como Geoparque Mundial da Unesco.

Participaram da reunião o prefeito de Praia Grande, Henrique Matos Maciel, o prefeito de Jacinto Machado, João Batista Machado, o prefeito de Mampituba (RS), Dirceu Gonçalves, o Diretor Executivo do consórcio, Gislael Floriano e a integrante da equipe técnica, Ednéia Maria Pallu.

O grupo encaminhou carta de manifestação de interesse em apresentar a candidatura do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul ao Programa Internacional de Geociências e Geoparques (IGGP) à UNESCO/Paris, em 17 de junho de 2019. O território será submetido aos critérios de avaliação em maio de 2020. Para isso, são necessárias ações de infraestrutura turística, como placas de sinalização e construção de centro de atendimento ao turista.

“Precisamos de bons projetos para o turismo e o Geoparque Cânions do Sul busca promover o turismo sustentável, ao envolver preservação ambiental com desenvolvimento econômico. Temos todo interesse em apoiar”, afirmou Didomenico.

A Santur garantiu apoio ao projeto, no que se refere à sinalização de vias e acessos, além da divulgação do projeto no Festival de Turismo de Gramado (Festuris), em novembro, e nas redes institucionais da Santur.

 

Saiba mais:

O projeto Geoparque Cânions do Sul busca impulsionar o desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental da região, por meio do turismo. É formado por sete municípios: quatro de Santa Catarina (Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul) e três do Rio Grande do Sul (Cambará do Sul, Mambituba e Torres). A área abrangida pelo projeto chega a 2.830 km².
Os Geoparques Mundiais da UNESCO são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito