A- A A+

As festas de outubro transformaram Santa Catarina no destino turístico mais animado do Brasil em plena primavera. Em diferentes cidades do estado as festas típicas celebraram as tradições herdadas de imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias que formam a cultura do povo catarinense. Juntas, as festas movimentam em torno de 1,2 milhão de pessoas, segundo levantamento realizado junto às prefeituras anfitriãs.

Oktober 2019

Em Timbó, a 29ª Festa do Imigrante inaugurou o calendário de festividades do mês e superou expectativas com um público estimado em 110 mil pessoas em dois fins de semana. A edição deste ano marcou o aniversário de 150 anos de colonização italiana, com apresentações musicais, culturais, danças folclóricas, bailes, atividades esportivas e a apreciada gastronomía de origem italiana.

No Oeste catarinense, a 41ª Oktoberfest de Itapiranga garantiu a diversão e boa gastronomia alemã em dois locais, na Linha Presidente Becker, no primeiro final de semana, e no Complexo Oktober, no centro da cidade que é considerada berço nacional da Oktoberfest. Este ano o evento foi novamente sucesso de público, registrando mais de 30 mil pessoas.

A 33ª Marejada, realizada em Itajaí de 8 a 20 de outubro, apostou na identidade regional com mais de 100 atrações artísticas locais e da região, contemplando todos os gostos musicais. O público correspondeu e o evento registrou 235,4 mil pessoas.

A maior das festas de outubro em Santa Catarina, a Oktoberfest de Blumenau, novamente alcançou excelentes números com o registro de 576,5 mil pessoas. Segundo os organizadores, a falta de um feriado estendido neste ano refletiu em uma ligeira diminuição de público (2,7%) em relação a 2018, todavia, não comprometeu o sucesso do evento.

A 34ª Festa Nacional do Marreco - Fenarreco, em Brusque, recebeu 96,7 mil pessoas entre os dias 10 e 20 de outubro, celebrando os 190 anos de imigração alemã e evidenciando os atrativos do município anfitrião, com passeios turísticos realizados durante todos os dias do evento.

Em Forquilhinha, região Sul de Santa Catarina, a 9ª Heimatfest trouxe ao público mais de 60 atrações durante quatro dias do evento, incluindo shows nacionais, exposições, desfile histórico e gastronomia. Também conhecida como A Festa das Origens, atraiu 80 mil pessoas, segundo os organizadores.

A Kerbfest, promovida pelo município de Cunha Porã, no Oeste catarinense, registrou público de 15 mil pessoas, entre os dias 11 e 13 de outubro. A 24ª edição da festa alemã prestou homenagem a personalidades, entidades e empresas que contribuíram para consolidar o evento ao longo de mais de duas décadas. Um dos destaque deste ano foi a Kinderfest, que reuniu cerca de 1500 crianças, além da já tradicional programação para o público da terceira idade.

Em sua 5ª edição, a Bierville, Festa da Cerveja de Joinville, reuniu mais de 120 rótulos de cerveja artesanal. O evento, realizado nos dias 11, 12 e 13 de outubro, no Centro de Convenções Expoville, atraiu perto de 25 mil visitantes com apresentações folclóricas, bandas, expositores de cerveja e gastronomia típica alemã.

Encerrando as festividades do mês, o município de São Martinho promoveu a Festa do Produto Colonial, que alcançou sua 26ª edição em 2019. Como o próprio nome sugere, o principal atrativo é a gastronomia, que preserva o modo artesanal de produção e as origens da imigração alemã no Sul do estado.

A edição de 2019 da Tirolerfest celebrou os 86 anos da imigração austríaca da cidade de Treze Tílias e reuniu um público estimado em 27 mil pessoas. Além da gastronomia típica, a programação trouxe aos visitantes apresentações de corais e grupos musicais. A inauguração do coreto em formato de campanário e de duas esculturas que homenageiam a imigração tirolesa também marcaram a programação deste ano.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito