A- A A+

Encontro realizado em Mafra, no Planalto Norte, nesta terça-feira, 12, reuniu empresários e gestores públicos para o lançamento oficial da região turística Caminhos do Contestado, que integra 13 municípios, quatro deles validados como turísticos pelo Ministério do Turismo (Mafra, Itaiópolis, Major Vieira e Porto União). 

caminhos do contestado

A presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flavia Didomenico, salientou a relevância da nova região e a emoção de se chegar ao ato de lançamento, concretizando um trabalho de muitos anos. “Eu sei a luta que foi até chegar a um momento como esse. A emoção vem em função da recepção que tive aqui e da minha ligação com a região. Dei aula na Universidade do Contestado, me sinto extremamente abraçada e acolhida aqui”, disse.

Outro motivo de comemoração, acrescentou a presente de Santur, está associado ao trabalho realizado pelos diferentes agentes sempre em busca de um modelo de gestão eficiente. “É uma divisão de território, não uma divisão do turismo. É uma missão muito especial para mim, há muito tempo, mas agora compactua muito com a mesma linguagem do governador Carlos Moisés”, destacou Flavia.

A presidente da IGR, Viviane Bueno, destacou que a configuração da antiga região turística (Vale do Contestado) abarcava muitos municípios, alguns separados por até 400 km de distância, o que dificultava a definição de projetos comuns. “Chegamos ao entendimento de que seria necessário reavaliar essa composição e então foi decidido criar a nova região”, explicou.

Viviane também mencionou a intrínseca relação dos municípios com a Guerra do Contestado e o valor histórico-cultural para o turismo. “Ainda estamos curando algumas cicatrizes desse guerra, agora queremos colher o bônus e transformar a nossa região em um grande atrativo turístico para o estado e Brasil. São muita etnias, memórias, culturas e edificações para esse povo trabalhador que quer desenvolver o turismo. O dia de hoje é um marco”, disse.

Ainda nesta terça feira será lançada a região turística Vale dos Imigrantes. A solenidade será realizada em Campos Novos, às 20h.

Mapa atualizado
A atualização do Mapa do Turismo de SC, realizada a cada dois anos, foi homologada pelo Ministério do Turismo em outubro. O documento está disponível para consulta e download em alta resolução, em duas versões (completa e simplificada), diferentes formatos e ainda nos idiomas português, inglês e espanhol. Basta acessar o link: http://bit.ly/MapadoTurismo_SC

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito