A- A A+

Como parte das ações para fortalecer a candidatura dos Caminhos dos Cânions do Sul a Geoparque da Unesco, foi lançado durante a Festuris, Feira Internacional de Turismo realizada em Gramado, um roteiro turístico que percorre sete municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O georroteiro desenvolvido no âmbito do Projeto Geoparque começa por Torres/RS e termina em Morro Grande/SC, oferecendo diferentes experiências de ecoturismo, turismo de aventura e rural.

GEORROTEIRO GEOPARQUE

A presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Flávia Didomenico, participou do lançamento e destaca o caráter integrativo desta ação. “É um exemplo de união. Um lançamento muito esperado que envolve a comunidade de sete municípios pertencentes a dois estados do Sul do Brasil. É um produto turístico segmentado e a Santur está trabalhando em cima disso. Santa Catarina apoia esse projeto e todos os outros que virão para a região”, comemorou.

No ato de lançamento, em Gramado, o secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, André Germanos, informou que o turismo de aventura e o ecoturismo propiciam relevantes movimentações sócio-econômicas e prometeu apoio do Governo Federal. Ele também parabenizou a população, os prefeitos e governadores que estão se mobilizando e lutando para obter a certificação de Geoparque da Unesco. “Vamos fazer as melhores concessões por causa da luta e da força de vocês. As portas do Ministério estão abertas para o projeto Cânions do Sul ser um geoparque fantástico, propiciando visibilidade mundial a essa região”, afirmou.

O georroteiro do Caminhos dos Cânions do Sul contempla destinos cheios de encantos em diferentes localidades, cada uma com sua peculiaridade, proporcionando experiências variadas dentro de um único roteiro, contemplando um território que une patrimônio natural e cultural. A elaboração do roteiro buscou integrar as sete cidades de abrangência do geoparque, sugerindo ao visitante conhecer, entre outras belezas, uma das formações geológicas mais impressionantes do mundo.

 

CONFIRA AQUI O GEORROTEIRO 

 

Certificação da Unesco

Os geoparques são áreas geográficas unificadas, com patrimônios geológicos e paisagens de relevância internacional. Os critérios de avaliação dos membros da Unesco incluem sustentabilidade, preservação, proteção e envolvimento das comunidades locais. Com o reconhecimento do organismo internacional, essas áreas ampliam a capacidade turística da região. Atualmente, no Brasil, apenas o Parque Geológico do Araripe, no Ceará, possui a certificação da Unesco. No mundo, há 147 geoparques titulados pela Unesco, em 41 países.

Saiba mais sobre o projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul - clique aqui

 

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito