A- A A+

Com as macieiras carregadas de frutas foi realizada, na segunda-feira, 10, a abertura oficial da temporada da Colheita da Maçã de Fraiburgo, município localizado no Meio Oeste de Santa Catarina. Segundo os técnicos agrícolas, as frutas estão saudáveis, maduras e prontas para a colheita que iniciou em meados de janeiro e se estende até abril. Nesse período, a população e os turistas desfrutam dos atrativos relacionados à colheita da fruta, além da cultura e da gastronomia locais. 

colheita maca

A presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Flavia Didomenico, prestigiou o evento oficial de abertura da Colheita da Maçã e destacou a importância da safra para o turismo e economia do Estado.

Fraiburgo

Fraiburgo é conhecida nacional e internacionalmente por conta da tradição do plantio da “fruta do pecado”. Além de movimentar a economia local, a colheita é responsável também por atrair turistas dos quatro cantos do país, que podem descobrir como funciona o cultivo da fruta que se desenvolve em  regiões de clima frio e úmido. Há quem diga ser possível sentir o aroma adocicado e irresistível das frutas que podem ser colhidas e saboreadas já no portal de entrada do município.

Além das empresas que trabalham com a produção e o beneficiamento da fruta, a cidade conta com pomares especiais para atender fraiburguenses e turistas proporcionando a experiência de colher as maçãs direto do pé. É possível ainda fazer passeios guiados pela cidade, passando pelo Lago das Araucárias e a Floresta Nativa René Frey. Assim que chegam à cidade, os visitantes são recepcionados pelo clima acolhedor e o contato direto com a natureza. 

 

Economia local

A safra da maçã é tão importante para a economia e turismo de Fraiburgo que, nesta época do ano, devido a necessidade de reforço de mão-de-obra, o município registra um aumento populacional significativo, com a vinda de colhedores de maçã de municípios vizinhos e, principalmente, do estado do Paraná. Juntas as empresas produtoras de maçã chegam a ofertar 10 mil vagas de trabalho temporário.

Outro fator de fomento ao desenvolvimento municipal é o turismo. Com belas paisagens naturais, estações do ano bem definidas e com um atraente roteiro gastronômico e hoteleiro, a cidade recebe, em média, 50 mil turistas por ano. Dependendo da época do ano, os turistas podem visitar empresas produtoras de maçã e acompanhar todo o processo de produção, desde a colheita até a produção de derivados como a sidra, sucos, aperitivos, compotas, bolos e tortas.

 

História do município

Os primeiros imigrantes que se estabeleceram em Fraiburgo, integrantes da família Frey, chegaram no final da década de 1930, mas a data oficial da fundação da cidade é 29 de dezembro de 1961. O município teve como principais colonizadores os italianos e alemães.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito