A- A A+

A Praia de Quatro Ilhas está entre as oito certificadas com o selo Bandeira Azul para a temporada 2019/20. Localizada em Bombinhas, que está a 77 quilômetros ao Norte de Florianópolis via BR-101, esta praia possui características distintas nos dois extremos, por isso é procurada tanto por jovens, quanto por famílias com crianças e idosos.

CANTO ESQUERDO DA PRAIA DE QUATRO ILHAS Bombinhas NIK2339 Markito

Foto: Markito/Santur

No costão esquerdo, a água é calma e cristalina como uma piscina, e na orla, há diferentes opções de restaurantes, quiosques e meios de hospedagem. Já no costão direito, com a natureza preservada, há passarelas que dão acesso à praia passando por cima das dunas com vegetação típica. Nesse lado do mar, formam-se ondas que propiciam a prática do surf. A praia ainda oferece atrações para quem gosta de turismo ecológico pois há um pequeno morro onde é possível fazer trilhas em meio a natureza.  

Entre as muitas belezas naturais do local, estão as pedras na extremidade sul, que escondem um belo aquário natural, onde é possível observar diferentes espécies marinhas como estrelas do mar, camarões, caranguejos e os mais diversos tipos de peixes. Na orla de Quatro Ilhas também se encontra a Praça Mirante das Galés, com parquinho infantil, academia ao ar livre, pergolado e mirante para apreciar a vista. 

O nome Quatro Ilhas é relacionado às ilhas que podem ser avistadas da praia. Elas são a Ilha de Macuco e as três ilhas que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo: Ilha das Galés, Ilha Deserta e Ilha do Arvoredo. Com cenário paradisíaco e ondas ideais para a prática do surf, o local também foi reconhecido como a segunda melhor praia do Sul do Brasil, de acordo com o Traveler’s Choice Awards, do site TripAdvisor, que tem como objetivo listar os melhores destinos do mundo. 

Colonizada por imigrantes açorianos, a praia também é conhecida pela Cruz da Praia de Fora. Contam os moradores locais, que dois pescadores encontraram a cruz no mar e fincaram na areia. Após este feito, houve um grande cerco de tainhas, pesca artesanal que faz parte das tradições do litoral de Santa Catarina. 

As principais atividades econômicas de Bombinhas são, em primeiro lugar o turismo, seguida da maricultura, com a criação de mariscos e ostras, e da pesca artesanal. Devido ao encontro de diversas correntes marinhas nessa região, a quantidade de peixes e outros organismos marinhos é bastante elevada, permitindo uma pesca farta que serve de base para a culinária da região. 

 

Bandeira Azul

Desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education), no Brasil, o Programa Bandeira Azul é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.

A iniciativa tem como objetivo avaliar as condições de balneabilidade (banho e práticas esportivas) das águas e das praias ao redor do mundo. Para conquistar a certificação, é preciso atender a 34 critérios, divididos em quatro blocos: educação e formação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços e qualidade da água.

A certificação para praias, marinas e operadores de embarcações de Turismo Sustentável visa aumentar a participação e conscientização da sociedade e de gestores públicos para proteger os ambientes marinhos costeiros, estimulando a solução de problemas na busca da qualidade e proteção ambiental.

 

Confira a lista completa das certificações de Santa Catarina 

Marinas

- Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (sede Centro), Florianópolis – SC

- Marina Tedesco, Balneário Camboriú – SC

Praias

- Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

- Praia da Lagoa do Peri, Florianópolis – SC

- Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

- Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

- Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

- Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC

- Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

- Praia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul – SC

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito