A- A A+

A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, subiu para o 2º lugar no ranking estadual de avaliações dos internautas sobre as atrações turísticas de Santa Catarina. Em outubro de 2019, antes da reabertura, o monumento histórico aparecia em 23º posição. A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), em parceria com a Reviewr, start-up de gestão de comentários e avaliação online, teve acesso a um relatório completo sobre a reputação dos principais pontos turísticos do Estado.

A pesquisa foi dividida em três segmentos: atrativos turísticos, gastronomia e hospedagem.


A ponte está em 2º lugar no ranking de avaliações das atrações turísticas de Santa Catarina (Foto: Saul Oliveira/Santur)

 

Desde que o principal cartão postal dos catarinenses foi reaberto ao público, em 30 de dezembro de 2019, a percepção dos moradores e visitantes sobre o icônico monumento mudou radicalmente. Inaugurada em 1926 e fechada para reformas desde 1991, a ponte foi reaberta após 28 anos. A população, que tinha uma visão pessimista sobre a obra, passou a fazer comentários positivos e de apoio à preservação da primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e a região continental.

Em julho de 2019, a ponte recebia elogios referentes a sua beleza, porém era extremamente criticada pela questão do dinheiro público. Pessoas falavam que a ponte era velha, uma vergonha e que deveriam derrubá-la. A principal palavra detratora era “dinheiro”, seguido de “derrubada”, “público” e “vergonha”.

Em janeiro 2020, os dados confirmam que a situação se modificou. O monumento passou a receber mais elogios do que críticas. Adjetivos como “linda”, “cartão-postal” e “maravilhosa” passaram a ser utilizados pelos usuários das páginas analisadas. As críticas caíram consideravelmente e as palavras negativas praticamente desapareceram das redes sociais. Constatou-se que, até dentro de reviews negativos, os internautas ainda elogiaram a ponte.

 


Aumento no número de comentários

Os gráficos comprovam o crescimento no volume de reviews recebidos pela Ponte Hercílio Luz após a reabertura ao público. Anteriormente, a ponte recebia em média 130 a 160 comentários por mês. Em janeiro, o volume foi de 1.491 avaliações, um crescimento de 800%. Também foi constatado o aumento no número de comentários positivos frente negativos e neutros. É possível afirmar que, atualmente, a ponte está entre os principais atrativos de Santa Catarina, situação que antes, pelo número de comentários recebidos, a ponte não era tão atrativa ao público.

Quando analisada a evolução mês a mês, com notas consolidadas, comprova-se novamente que a reputação da ponte melhorou. Em janeiro de 2019, a nota consolidada foi de 8,61, cresceu para 9,28 em agosto, caiu para 8,77 em setembro e 8,71 em outubro. Em novembro, voltou a subir alcançando 9,02 e chegou ao pico em dezembro, o mês da reabertura, com 9,84. Em janeiro, a nota se manteve acima de 9,50, fechando o mês com 9,64, um resultado extremamente positivo.




Outro dado relevante mostra que, há quatro meses, a Ponte Hercílio Luz aparecia em 23º lugar, no ranking estadual, em quantidade de comentários recebidos. Atualmente, após a reabertura, ela está em 2° lugar, atrás apenas do Mercado Público, também em Florianópolis. Na sequência, aparece a Serra do Rio do Rastro, que fica entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, com a 3ª colocação. Pelos números, estima-se que em mais 60 dias a Ponte deva tomar a liderança desse ranking, se consolidando como a principal atração turística de Santa Catarina.

A pesquisa considerou o período de 1° de julho de 2019 e 31 de janeiro de 2020, antes e depois da reinauguração da Ponte Hercílio Luz. Os sites de interação pesquisados, chamados de fontes de reviews e dados são o Google Meu Negócio, Trip Advisor, Facebook, Foursquare e Yelp.

A Diretoria de Estudos e Inovação é a nova estrutura criada na Santur para realização de pesquisas, coleta, monitoramento e inteligência de dados do setor turístico. Em parceria com diversas entidades e empresas de tecnologia, visa fomentar a inovação e a criação de soluções para os problemas do setor.


Ranking com os cinco pontos turísticos de Santa Catarina mais bem avaliados pelos internautas:


1º - Mercado Público (Florianópolis)

2º - Ponte Hercílio Luz (Florianópolis)

3º - Serra do Rio do Rastro (Lauro Müller e Bom Jardim da Serra)

4º - Praia da Lagoinha (Bombinhas)

5º - Parque Vila Germânica (Blumenau)

 

 


Informações adicionais para a imprensa:

Renan Koerich
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3665-7480 / (48) 99959-8096
Site: www.santur.sc.gov.br

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito