A- A A+

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Mané Ferrari, participou de uma reunião com o Ministério do Turismo e também o Fórum Nacional do Turismo, que reúne as lideranças do turismo em todo Brasil, para lidar com a pandemia do coronavírus (Covid-19) no setor. Vale ressaltar que a conversa foi feita por videoconferência, no final da tarde de quinta-feira, 19.


Ministro e secretários do MTur conversaram com os dirigentes estaduais de turismo do país (Foto: Dênio Simões)


Entre os pontos apresentados, os representantes do Fornatur solicitaram posicionamento do MTur na elaboração e implementação de ações de comunicação com orientações uniformes e estratégicas de atuação.

- A Santur, juntamente com o Fornatur, elencou diferentes pontos e aspectos para as medidas necessárias que podem ser tomadas em conjunto com o Ministério do Turismo, no combate a essa crise que o coronavírus ocasiona no setor. Diariamente estamos em contato com o trade catarinense para ouvir apelos e também as necessidades para entender quais as melhores ações tomar. O trabalho está sendo em conjunto e, assim, acredito que poderemos minimizar prejuízos - disse o presidente da Santur, Mane Ferrari.

O encontro teve o objetivo de apresentar aos líderes públicos do setor as ações em andamento e já realizadas pelo Ministério do Turismo para minimizar os efeitos da pandemia. Além dos representantes dos Estados, estiveram presentes o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônios, e os secretários: Executivo, Daniel Nepomuceno; de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França; de Integração Interinstitucional, Bob Santos; e o secretário-executivo adjunto, Higino Vieira. 


Ministro do Turismo reforça ações para trabalhadores, empresas e consumidores

Em seu discurso inicial, Álvaro Antônio, destacou a força que o Ministério do Turismo tem dado para capitanear recursos e benefícios que assegurem a manutenção do setor. “Para vocês entenderem de uma forma abrangente, estamos trabalhando em 3 linhas de frente: relações trabalhistas, liberação de crédito e a relação entre empresas e consumidores. Vamos precisar da parceria de vocês e estudarmos uma forma de trabalharmos juntos para fazer a retomada do turismo”, disse o ministro.


"Não cancele, remarque"

Na ocasião, o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, do Ministério do Turismo, William França, afirmou que a Pasta está trabalhando numa campanha publicitária digital. “Vamos focar na campanha “Não cancele, remarque”. É para que a gente evite a queda das empresas e assegure o direito do consumidor em exercer suas férias ou bilhetes de shows mais adiante”, sinalizou.

Outro assunto abordado na reunião foi a flexibilização de todos os créditos disponíveis para o turismo. O secretário-executivo da Pasta, Daniel Nepomuceno, destacou as conversas já realizadas com o Ministério da Economia, Caixa Econômica, Banco do Brasil e demais bancos de fomento. “Estamos buscando linhas de crédito junto aos entes federais para garantir capital de giro e fluxo de caixa das empresas e a manutenção de milhares de empregos para os brasileiros”, concluiu.

Por fim, a repatriação de brasileiros que estão em diversos países também foi comentada entre os presentes. O secretário Nacional de Integração Interinstitucional, Bob Santos, pontuou o trabalho que está sendo feito. “Estamos trazendo diversos brasileiros do Peru, Portugal e Marrocos que pediram ajuda do governo brasileiro. É um momento de sensibilidade e parceria, pois precisamos trazer todos os nossos irmãos brasileiros em segurança para casa”, concluiu.

 

 

Informações adicionais para a imprensa:
Renan Koerich
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3665-7480 / (48) 99959-8096
Site: www.santur.sc.gov.br

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito