A- A A+

Representantes das três regiões turísticas que integram o Projeto Rota Cênica Catarinense -  Serra, Encantos do Sul e Caminho dos Canyons, participaram de uma reunião nesta quarta-feira (13), com a equipe da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e o responsável pela projeto e diretor da empresa Biosfhera Empreendimentos Ambientais, Ike Gevard. A conversa, por videoconferência, teve como objetivo informar sobre o que já foi realizado e o alinhamento das ações planejadas.

reuniao rotas cenicas

No final de 2019 a Santur firmou acordo de cooperação com a Biosfhera para a execução do projeto Rotas Cênicas Catarinenses, que visa destacar a riqueza natural, histórica e cultural, valorizando os elementos que formam a paisagem e contribuindo para a qualidade do trajeto percorrido. A iniciativa, explica Gevaerd, busca criar uma rede de rotas cênicas no estado, ligando as regiões turísticas e seus produtos, “transformando caminhos onde mal se veem coisas em caminhos onde se fazem coisas”.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2014, tendo a Serra Catarinense como piloto. São 400 km de estradas federais, estaduais e municipais que abrangem os municípios de Bom Retiro, Urubici, Grão Pará, Lauro Müller, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Painel, Rio Rufino e Urupema.

De acordo com o coordenador do Rota Cênica SC, em torno de 60% das ações previstas para essa região foram realizadas, como visitas técnicas para levantamento de dados, diagnósticos e estudos e elaboração dos croquis, desenhos, mapas e gráficos. A primeira versão do plano máster com indicação dos locais para implantação das estruturas, o caderno técnico com diretrizes e metas e o levantamento fotográfico também foram concluídos.

 

O que é uma rota cênica? 

Consiste em uma estrada que possui qualidades paisagísticas, naturais, culturais e geológicas, com edificações e outras ações humanas, que se encontra propícia para receber intervenções que visam proteger e valorizar estas características, fomentando o desenvolvimento econômico através do turismo e fazendo com que ela possa ser visualizada não só como um ‘caminho, mas como parte do destino. 

Além disso, é um ferramenta para a proteção da paisagem e de promoção e fortalecimento do turismo, do valor estético dos recursos naturais e culturais. Pela sua relevância como atrativo turístico, seus benefícios econômicos são indiscutíveis, pois se constituem em uma destacada fonte geradora de emprego e renda.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito