A- A A+

Lideranças e empresários da região turística Caminhos do Alto Vale participaram da reunião promovida pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), nesta terça-feira (16), com o objetivo de estreitar o diálogo e compartilhar informações sobre as ações no enfrentamento da crise provocada pela Covid-19. A videoconferência reuniu secretários de turismo, empresários, entidades e representantes da Instância de Governança Regional (IGR).

Entre as ações da Santur, o presidente Leandro Mané Ferrari destacou o Programa Viaje Mais SC, o projeto de nova sinalização turística e recursos para auxiliar as empresas. Também mencionou que a Santur dispõe de uma equipe que está focada no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, agilizando o registro num prazo de 24h. O Cadastur é um requisito para que as empresas possam acessar as linhas de crédito destinadas ao setor.

- Entendemos que é o momento de unir esforços, com o objetivo de sair mais fortalecido dessa crise. A Santur está com todo corpo técnico à disposição e com o gabinete de portas abertas para receber as demandas e sugestões das regiões - frisou Ferrari. 

O Viaje Mais SC está sendo estruturado pela Santur para estimular o turismo regional. O programa terá várias etapas, sendo que a primeira contempla a criação de um selo de reconhecimento para os estabelecimentos ou produtos turísticos que adotam as boas práticas de combate à Covid-19. 

-  Além disso, os estabelecimentos precisarão oferecer algum diferencial ao turista que vive em Santa Catarina, como um desconto na diária, por exemplo”, explicou o diretor de Marketing da Santur, Carlos Eduardo de Sá.

Sobre a demanda de crédito, a Santur está atuando em parceria com o Badesc na  operacionalização de uma linha de financiamento específica para empreendimentos do turismo. Com o intuito dar mais agilidade ao trâmite e liberação dos recursos, uma equipe da Santur está auxiliando na análise documental das propostas. Além disso, conforme informou o presidente Mané Ferrari, a Agência está semanalmente em contato com o Ministério do Turismo buscando ampliar a disponibilidade de recursos para Santa Catarina.

 

reuniao IGR Caminhos Alto Vale 3

Sinalização

Assim como foi apontado pelo trade de outras regiões de Santa Catarina, a atualização da sinalização turística foi apontada como uma das prioridades do Caminhos do Alto Vale. “A região turística foi criada em 2017, mas as placas são antigas, o que nos prejudica. Por isso entendemos que essa seja uma ação urgente para esse momento, considerando que deve crescer a procura pelos atrativos locais”, ressaltou Fabiana Dickmann, representante da IGR e da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).

A respeito desse assunto, foi informado ao grupo que já está em andamento o projeto de atualização da sinalização turísticas em todo estado, com a expectativa de que seja executado no segundo semestre de 2020, em parceria com a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura.

A reunião com representantes do trade do Caminhos do Alto Vale fecha a rodada de reuniões promovida pela Santur com as regiões turísticas do estado.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito