A- A A+

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) promoveu, nesta quarta-feira (08), reunião com representantes do trade da região turística Caminhos do Contestado para promover a aproximação com o setor e o diálogo sobre as estratégias para retomada do turismo. Participaram da videoconferência secretários municipais de turismo, representantes de Conselhos Municipais de Turismo e da Instância de Governança Regional (IGR), associações e empreendedores.

O presidente da Santur, Mané Ferrari, destacou que mesmo com a pandemia os projetos e ações tiveram continuidade e as reuniões têm desempenhado papel importante para que as regiões tenham conhecimento dos trabalhos em curso. - Fazemos questão que toda nossa equipe participe e esteja preparada para atender as demandas das regiões. Também temos claro que é fundamental fortalecer as IGRs para que elas sejam partícipes do novo turismo que está se configurando e deverá se consolidar quando a pandemia passar - disse.

reuniao IGR contestado5

Diversos estudos apontam mudanças no comportamento dos turistas relacionadas aos cuidados com a saúde. A tendência é que os viajantes passem a priorizar destinos mais próximos do local de residência e o deslocamento seja feito com veículo próprio, evitando viagens longas e uso de transporte aéreo. De olho nisso, a Santur está estruturando um programa para impulsionar o turismo interno. - O Programa Viaje+SC visa exatamente otimizar esse fluxo de turistas dentro do estado, valorizando a riqueza das regiões - explicou o diretor de Marketing da Santur, Carlos Eduardo de Sá.

O Viaje Mais SC será implementado em seis etapas, gradativamente, começando com o lançamento de um selo para os estabelecimentos que cumprem com as normas sanitárias de combate à Covid-19 e oferecem produtos diferenciados para turistas. Posteriormente, será criada uma plataforma para dar visibilidade aos produtos e atrativos turísticos de cada região, agregando também material de divulgação e ações de marketing. 

A ação foi bem recebida pelo trade do Caminhos do Contestado. Para a gestora da IGR, Viviane Bueno, o programa se soma às ações em andamento, com foco nos atrativos locais e regionais. - É bem importante este empenho e empolgação da Santur em promover o turismo regional, porque é isso que as regiões estão precisando - comentou.

Outra atuação da Santur para minimizar os problemas decorrentes da pandemia está relacionada ao crédito. Uma equipe da Agência está atuando junto ao Badesc para dar celeridade na análise das propostas de empresas e profissionais de turismo, especialmente para capital de giro. Como parte desse trabalho, a Santur também está agilizando a execução do Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O Cadastur é uma das exigências para o acesso às linhas de crédito destinadas ao setor.

O presidente Mané Ferrari ainda informou que a Santur está semanalmente em contato com o Ministério do Turismo negociando a liberação de mais recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) para Santa Catarina.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SANTUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito